Filosofia Educacional
Fundado em 1996 como Instituto de Educação Infantil Pingo de Gente, o Colégio Maria Morato mantém a filosofia educacional fiel aos princípios fundadores e o projeto pedagógico atualizado, de forma a atender às demandas da atualidade. Tradição e renovação equilibradas caracterizam sua ação educativa.
O Colégio Maria Morato se propõe a ministrar educação integral do aluno, através da formação e aprimoramento fisico, espiritual, moral, cívico, científico, cultural e sócio-afetivo.
O ato de educar será caracteristicamente dialógico, planejado para alcançar o desenvolvimento das habilidades do aluno e, ao mesmo tempo, tratá-lo como sujeito com o qual se interage na construção do conhecimento.
A educação se dará de forma interacional, uma vez que contemplada as múltiplas faces do desenvolvimento, a sua complexidade, a sua abrangência e a natureza social do ser humano.
A educação consultará as vivências existenciais do aluno, os instrumentos tecnológicos próprios da cultura e da sociedade em que os alunos estão inseridos.
De acordo com as finalidades da educação nacional e a fim de selecionar meios e instrumentos ainda, fica-los dentro de um trabalho coerente, a escola se propõe:
- Adotar práticas de participação democrática, possibilitando ao aluno uma formação que o prepare para o exercício consciente da cidadania.
- Proporcionar ao aluno condições para o desenvolvimento de pensamento crítico acerca da realidade em que vive.
- Valorizar e respeitar a cultura do aluno, considerando-a nos planejamentos e atividades didático-pedagógicos.
- Possibilitar ao aluno o acesso ao conhecimento universal sistematizado e ao desenvolvimento cultural, científico, técnico e político da sociedade contemporânea.
- Reconhecer a educação como um processo dinâmico e contínuo, possibilitando a integração entre as diversas áreas que a constituem.
- Oferecer um espaço educativo em seu sentido mais amplo, onde o aluno seja acolhido como um ser em formação, encontrando ali um reconhecimento de sua singularidade humana e social.
- Adotar metodologias de ensino e de avaliação.
Buscando uma maior qualidade na educação, o Colégio Maria Morato ingressou na Rede Pitágoras de Ensino, logo, revisou sua proposta pedagógica e implementou-a com o projeto político pedagógico da Rede Pitágoras.
Assim o Colégio Maria Morato apresenta uma proposta que visa elaborar e implementar um plano de ação e atividades, que prepara o indivíduo para o exercício da cidadania plena, na formação do homem capaz de conviver numa sociedade que sofre influências mundiais da cultura, da política e da tecnologia, contribuindo para a construção da democracia, promovendo princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito, justiça e solidariedade.
O Colégio Maria Morato busca o envolvimento permanente da família para a construção de uma escola com padrão de qualidade.
Projeto Pedagógico
No Colégio Maria Morato o estudante é protagonista na construção do seu conhecimento. Nossa proposta pedagógica está baseada em uma educação de qualidade e no desenvolvimento integral do sujeito que compreende o conhecimento como um processo de construção por meio da interação.
Proposta Pedagógica Diferenciada
Nossa proposta pedagógica tem por finalidade proporcionar educação inspirada nos princípios de liberdade e de solidariedade às crianças e jovens, oferecendo aos seus alunos o conhecimento progressivo de si mesmos, das próprias potencialidades e limites, nas dimensões biológica, psicológica, social e afetiva.
Interdisciplinaridade na prática
O exercício da experiência e a abordagem interdisciplinar e contextualizada estimulam a reconstrução do conhecimento e outras competências cognitivas no aluno.
Atividades Educativas
Seja em sala de aula, nos ambientes da escola ou fora dela, o Colégio Maria Morato desenvolve atividades educativas que proporcionam a construção e a transformação do conhecimento e o desenvolvimento integral dos estudantes.